Buscar
  • Nayara Gavinho

A importância do perfume na autoestima das pessoas | Givaudan e Eliana

Será que realmente o perfume pode transformar o nosso dia? Será que uma fragrância é capaz de mexer com a nossa autoestima? Essas e muitas outras perguntas foram abordadas na Live Jequiti especial da Eliana, no último dia 15! A apresentadora bateu um papo interessantíssimo com o perfumista criador do seu perfume Diamante da Jequiti, Hernan Figoli, que participou diretamente do laboratório de perfumaria da casa de fragrâncias suíça Givaudan e com a pesquisadora e psicóloga Lara Mungioli. A conversa rendeu diversas curiosidades sobre a criação de um perfume e sobre o mundo da perfumaria em geral!

Eliana: Como é o trabalho de um perfumista? Hernan: "O meu trabalho é especial e único. E eu tenho que agradecer todos os dias a Deus por ter me dado essa possibilidade e esse dom. Ele é único, porque eu posso estar indiretamente na vida de cada pessoa. Posso estar junto com as emoções, com as lembranças e criar um perfume que faça parte da vida das pessoas. Isso pra mim é extremamente gratificante e curioso. Então esse é o papel do perfumista; é materializar a combinação de vários ingredientes."

Eliana: Quais tipos de ingredientes compõem um perfume? Hernan: "Hoje podemos dizer que temos mais de 6 mil opções de ingredientes e matérias primas que podem ser misturadas e agregadas para criar um único e exclusivo perfume. Esses ingredientes são divididos em dois tipos: os ingredientes de origem natural (como por exemplo: laranja, limão, mandarina, bergamota, resinas, folhas, pétalas das flores, raízes e favas) e os sintéticos, que foram desenvolvidos em laboratórios. A Givaudan por exemplo, possui ingredientes captivos, que são utilizados única e exclusivamente em suas criações, dando uma assinatura exclusiva e conferindo algo a mais em suas criações."

Eliana: Quais ingredientes que a gente nem sonha que existem em um perfume? Hernan: "Nós utilizamos ingredientes que fazem parte da culinária, como por exemplo, o cardamomo, a noz moscada, a canela, pimenta rosa, pimenta preta, gengibre, etc." O perfumista ainda comenta que "fazer perfume não é uma coisa barata"; os ingredientes variam entre 10 dólares, como no caso das notas cítricas naturais, à mais de 100 mil dólares! Sim! Um quilo de essência de íris pode chegar a mais de 100 mil dólares! Não tem como negar que um perfume pode ser considerado uma verdadeira joia, não é? Ainda mais pelo fato de que muitos dos trabalhos de colheita e cultivo são manuais. Temos como exemplo as rosas: Essas devem ser colhidas no período da manhã, bem cedinho, enquanto o sol ainda não está muito forte para que o óleo essencial delas não evapore, afinal, ele é o ingrediente precioso para a produção do perfume. Após a colheita, essas pétalas são colocadas em um cesto para serem destiladas. Um fato muito curioso que Figoli comentou é que, para termos um único litro de óleo essencial de rosa, são necessárias 5 toneladas de pétalas de rosa! Põe preciosidade nisso, hein!?

Eliana: No caso de Eliana Diamante, quais as sensações que o perfume pode causar e despertar nas pessoas? Hernan: "Diamante foi feito a quatro mãos; criado com muito carinho e amor. Por conta de seus ingredientes, ele pode aflorar o estado de espírito de sofisticação, de elegância...Ele é como se fosse um acessório, no qual você usa, sente e se transforma." Em Diamante, temos curiosas combinações de ingredientes, que conferem mais do que somente um cheiro:

  • Flor de figo e especiarias frias - como a pimenta rosa, combinadas com a lichia: conferem um toque moderno à fragrância.

  • Rosa e jasmim: transmitem feminilidade à fragrância.

  • Íris e orquídea negra de Madagascar: adicionam sofisticação e elegância à fragrância.

  • Sândalo: dá cremosidade e textura à fragrância.

Poderíamos falar de cada um, mas, acredita que, no perfume Eliana Diamante, por exemplo, temos entre 70 a 80 ingredientes?! Ainda para falar sobre esse fantástico mundo da perfumaria, mas agora, relacionando ainda mais às emoções, a pesquisadora de comportamento do consumidor e psicóloga Lara Mungioli entrou na Live para contar dados interessantíssimos:

Eliana: Qual o poder do perfume na autoestima das pessoas de uma maneira geral? Lara: "Quem nunca passou um perfume e de repente começou a se sentir mais linda, mais preparada, mais autoconfiante? O cheiro faz isso com a gente; ele faz a gente se sentir e se perceber de uma maneira diferente. Isso acontece porque o olfato está ligado diretamente ao centro das emoções no nosso cérebro. Então, ele transporta a gente para lugares e momentos inesquecíveis, faz a gente lembrar de pessoas que são muito queridas, etc." Eliana conta uma curiosidade sua: Ela, independentemente de estar acompanhada ou gravando sozinha, passa perfume. Até mesmo para tirar fotos e fazer lives, além de se arrumar, ela se perfuma, pois se sente mais empoderada, poderosa. Lara conta que, assim como a Eliana, as brasileiras fizeram muito isso na pandemia; uma pesquisa feita pela empresa, conversou com diversas mulheres brasileiras para entender como elas estavam lidando com a quarentena em casa e a maioria informou que não deixou de usar o seu perfume; isso exemplifica o poder que ele tem de oferecer segurança à quem usa e até de ajudar a encarar situações.

Eliana: Qual a motivação dos brasileiros para usar perfume? Lara: "Além de querer sentir o cheiro gostoso, as pessoas usam para se sentir autoconfiantes, mais bonitas, poderosas e sensuais." Se recordando de uma conversa que teve com o Hernan, Eliana questionou o porquê de os perfumes causarem tanta lembrança e o perfumista explicou:

  • 1% das coisas que a gente toca fica na nossa lembrança

  • 5% das coisas que a gente vê ficam na nossa lembrança

  • 15% do que degustamos fica na nossa lembrança

  • E, finalmente, 35% do que nós cheiramos fica na nossa lembrança!

Então, por exemplo, no caso de um encontro romântico: entre o tato, o gosto do beijo e o cheiro da pessoa, é do cheiro que você vai lembrar mais!

A PRESENÇA DO PERFUME

Eliana questiona se existe algum lugar certo para se passar perfume para que ele possa durar mais ou ficar mais presente. " - Nas partes mais quentes do corpo!" Lara ainda afirma que a mulher brasileira passa perfume em muitos lugares, como por exemplo: atrás da orelha, no pulso, no cabelo, na roupa e até nas partes íntimas! Vale ressaltar que a fixação do perfume está muito ligada à oleosidade e ao pH da pele; um perfume pode fixar melhor e durar mais tempo em pessoas que possuem a pele mais oleosa. Algo que também pode impactar na fixação e duração do perfume é a característica olfativa dele. O Eliana Diamante, por exemplo, tende a perdurar muito mais tempo na pele por ser um oriental adocicado. Um dado curioso que a Lara traz é que o Brasil é o primeiro país em consumo de perfumes no mundo, em relação ao volume e quantidade!

MUITO MAIS DO QUE UM CHEIRO

Sabendo que o perfume é muito mais do que um cheiro, é citada a aromaterapia, quando a Eliana conta que costuma borrifar o cheirinho da Lavanda nos travesseiros para que seus filhos possam ter aquele "soninho gostoso" e dormir melhor. E isso é a mais pura verdade, já que o cheiro está diretamente ligado aos nossos receptores - daí vem a sensação de relaxamento e conforto.

A Eliana comenta que fica sempre muito entusiasmada nos momentos de criar seus perfumes porque sempre deseja que a mulher, ao usar sua fragrância, se sinta mais poderosa: " - Durante todos esses anos, com mais de 5.800.000 de perfumes vendidos, eu fico imaginando esses cheiros espalhados por todo o Brasil...eu me sinto muito lisonjeada. Na criação, em todas as vezes, eu parto das emoções. Nunca me baseio somente no cheiro: parto do sentimento, do coração e acho que isso funciona e tem muito a ver com a profissão do perfumista".

Criar um perfume, segundo Hernan, exige muitos encontros, reuniões e inúmeros retrabalhos. "Não é criar uma mistura e está pronto. São centenas, milhares de ensaios. Uma criação pode durar de 3 meses a 2 anos até achar a fórmula perfeita e exclusiva."

A Eliana completa: " - O perfume Eliana Diamante foi desenvolvido e descoberto há 2 anos. É uma joia na qual a gente trabalha com muito amor, respeito e carinho e a gente guarda a 7 chaves para lançar no momento e na hora certa. Como por exemplo agora, que está chegando o Dia das Mães, Eliana Diamante é um excelente presente para você dar para a sua mãe." Eliana se despede agradecendo e enfatizando o quanto fica feliz em ter perfumes com o seu nome, ainda mais sabendo da importância que o cheiro tem para os brasileiros; ela comenta que se sente muito feliz por ter essa oportunidade de levar um pouco de poder e experiência sensorial, que de fato, fica na memória.

Um cheiro pra vocês! ♥